O que é Gestão de empresas?

O gerenciamento de empresas, ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade que um gestor possui em conduzir um negócio, ela vai muito além das capacidades individuais.

A gestão de empresas é uma ciência… Possui métodos, ferramentas e práticas reais estabelecidas, que envolvem a definição de indicadores, metas, o monitoramento de resultados, planejamento e execução de ações.

A gestão profissional de uma empresa pode ser estudada e desenvolvida. Ela se torna um conhecimento dos gestores, mas ela também vira processos e rotinas nas empresas.

 

A importância da gestão empresarial

A maioria dos empresários, por mais disciplinados que sejam, não conhecem ou entendem as reais dificuldades da própria empresa. Trabalhar com gestão significa ter uma visão quantificada do todo, com números e resultados de cada área. Essa visão é o que torna possível identificar oportunidades e entender as barreiras que impedem o alcance dos objetivos do negócio.

 

Como aplicar a gestão empresarial?

1. Entenda sua empresa… (como um sistema)

Pense na sua empresa como um corpo humano, não podendo ser vista como as várias partes que se encontram, mas como um conjunto. Se um membro do corpo falha, todo o resto pode ser prejudicado. Ter uma visão sistêmica sobre seu empreendimento lhe dá uma concentração maior sobre os resultados, como também sobre os obstáculos.

Sistema: “Conjunto de partes, interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário, efetuando uma dada função” – John O’Shaughnossy, 1970

Um exemplo: um relógio é um sistema (é indubitável a interligação das suas partes) cuja função final é mostrar claramente a hora precisa. Se quisermos saber se o relógio está bem, basta que tenhamos a informação sobre o “cumprimento da sua função”. Se conseguirmos ver claramente a hora, e se esta estiver precisa, nem se deve pensar em tocar ou revisar suas partes internas. Por outro lado, se houver “perda de função”, ou seja, não se consegue enxergar a hora ou se esta é imprecisa, então é hora de “intervir no sistema “.

Desta forma, uma empresa não deve ser vista mais como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim um corpo só, um sistema aberto e em contínua interação para o alcance de suas funções.

 

2. Defina as funções do seu negócio

Uma empresa é um sistema que tem como função a satisfação das pessoas que interagem com a mesma (consumidores, acionistas, empregados e sociedade). Portanto, todos os seus processos, áreas e subsistemas devem estar organizados e alinhados para que garantam esta satisfação.

  • Sob a ótica de atender aos acionistas, podemos citar os resultados financeiros como a principal função a ser cumprida pelo sistema empresa;
  • Para os colaboradores e empregados, as funções do sistema empresa se traduzem em segurança e remuneração;
  • Para os consumidores, a qualidade dos produtos, percepção de valor e empatia com a marca;
  • Para a sociedade, o sistema empresa tem a função de gerar desenvolvimento, de forma sustentável, ética e em harmonia com as pessoas.

 

3. Desenvolva o seu sistema

O que existe de mais avançado e assertivo em concepção de gestão é o Desenvolvimento de Sistemas. Um Sistema de Gestão é construído para melhorar e manter os bons resultados de um Negócio.

Sendo assim, o desenvolvimento de sistemas em uma empresa, consiste em práticas de gestão que visam analisar e modificar constantemente os sistemas empresariais (conjunto de processos interdependentes) de tal forma a manter a empresa competitiva em qualquer cenário.

Segue abaixo um exemplo de sistema de gestão empresarial:

 

                                                                  Extraído de materiais e livros do Professor Vicente Falconi

 

Cada uma das áreas, processos, pessoas e rotinas da sua empresa devem ser mapeados e identificados para que você construa o seu melhor sistema de gestão. Esse mapeamento/diagnóstico inicial é essencial para entender o que falta, o que está fraco e o que precisa ser desenvolvido como prioridade na sua empresa.

Investir em profissionais que lhe ajudem a entender sobre sistemas de gestão, métodos e ferramentas pode ser uma alavanca para acelerar seu negócio no alcance dos objetivos.

Quer saber mais sobre conteúdos de gestão acesse:

www.interius.com.br

Categorias

Postagens Recentes