Momentos de crise o que fazer?

Não se sabe como ou quando todo esse cenário do covid-19 irá acabar. É difícil estabelecer um planejamento, sem ao menos entender o que está acontecendo de fato no mundo. É triste e preocupante o que está acontecendo na saúde e na vida das pessoas.

Várias empresas se perguntam diariamente quais atitudes devem ser tomadas para não quebrarem. Temos algumas respostas para o seu negócio.

 

Finanças — Corte de custos e despesas.

Nestas situações, algumas atitudes devem ser mesmo drásticas. Quando se pensa em corte de custos, logo vem à mente perda de qualidade de serviço, mas agora é hora de se reinventar e ser criativo, para manter o máximo da qualidade. Se for preciso converse com fornecedores e clientes, mas cortar as despesas que no momento podem ser pausadas é mesmo necessário. Coloque no papel todos os seus gastos e futuros gastos para se manter durante toda crise. Se nunca fez seu fluxo, se nunca planejou seu fluxo de caixa, agora mais do que nunca é o momento de fazer.

 

Repense suas vendas e o seu estoque

Avalie suas vendas e o seu estoque atual. Identifique aqueles produtos e itens que possuem “pouca saída”, ou nos termos gerenciais, aqueles produtos que possuem “baixo giro”. Se possível, oferte estes itens com condições especiais para fomentar as vendas e colocar dinheiro no seu caixa. Após zerar o estoque de cada um destes itens, reavalie se deve continuar ofertando esses produtos neste período de escassez de demanda. Estoques elevados, de produtos com baixo giro, significam dinheiro parado.

Também é muito importante repensar as condições de pagamento que você oferece ao seu cliente. Atraia o seu público alvo para aquelas ofertas que colocam dinheiro mais rápido no seu caixa.

 

Renegocie

Agora é o momento de pechinchar. Por causada epidemia, todos estão precisando de trabalho, mas com dificuldade de mantê-lo. É a melhor hora para conversar com seus fornecedores e alinhar novos valores, como também estabelecer novos preços para produtos ou serviços.

Adiar pagamentos pode ser um bom negócio, um exemplo é o adiamento de pagamento dos impostos que o próprio governo viabilizou e até mesmo mesmo suspendeu durante a epidemia do covide-19. O mesmo pode ser feito, ou negociado, com alguns fornecedores.

 

Criatividade

Tudo aquilo que antes era impensável, a partir de hoje serão as ferramentas para a sobrevivência da sua empresa. Com as orientações de isolamento social, o home office tornou-se uma saída. Reinvente para que seu trabalho prossiga, pesquise novas formas de atuação no mercado. Se o trabalho pode ser feito de forma remota, a tecnologia pode ser sua aliada.

 

Empatia – Parcerias

Não é hora de competir agressivamente no mercado, é hora de fazer network e parcerias com seus concorrentes, enviando clientes que procuram por produtos ou demandas que você não pode atender no momento, talvez em troca de outra indicação ou até mesmo sendo comissionado pelos clientes convertidos.

 

Procure orientação

A sua empresa não precisa passar por essa situação de crise sozinha, nossos consultores estão prontos para te ajudar a passar por esse momento.

 

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