Gestão de Processos e Fluxograma

O que é um processo?

Processo é uma atividade que têm uma sequência de ações. Na sua empresa, os processos devem ter sentido para o andamento do negócio, tudo precisa ser inter-relacionado, não adianta um setor ter processos internos que não se interligam com outros setores da empresa. O processo necessita agregar valor ao cliente. Pois, toda empresa vende, e se os processos não estão chegando ao seu cliente de forma benéfica, devem ser revalidados e reestruturados. O trabalho interno de uma empresa deve ser bem organizado. Uma boa gestão de processo é essencial para identificar e adiantar o que precisa ser feito.

A gestão mapeia e gerencia os processos de uma empresa em todos os âmbitos, desde a contratação de um colaborador até o percurso que uma venda tem, definindo indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.  Durante o mapeamento, o despenho interno, externo e etapas desnecessárias são identificados. O fluxograma auxilia na gestão do processo, que consegue organizar a sua empresa em um mapeamento horizontal, mesmo que seu negócio continue tendo uma organização vertical.

 

Fluxograma na prática.

O fluxograma é uma ferramenta onde você consegue enxergar o seu negócio, que lhe permite eficiência, mostrando de forma visual sua empresa e seus processos. Existem várias ferramentas de mapeamento, porém o fluxograma é a mais comum, sendo fundamental para diagnosticar corretamente os caminhos a seguir e definir estratégias preventivas e planos de ação. Durante a construção do fluxograma é esboçado todo o corpo e processos da empresa, enxergando cada etapa para ter uma visão extensa.

É necessário saber que existem regras da quais é preciso entender, antes de desenhar um fluxograma. Quando você está desenhando um processo já existente é chamado de “As is”, quando é uma estruturação de um novo processo é “To be”, termos usados na gestão de processo. Na criação do fluxograma, a ferramenta que desenha o início, fim e/ou uma nova etapa é sempre uma bola. As etapas são indicadas por flechas e desenhadas por retângulos com verbos escritos, referentes ao que se estrutura. Se houver uma dúvida durante o processo e está se tornar uma pergunta, onde existem duas possibilidades de respostas, sim ou não, sua caixa é um losango. Veja o exemplo, na prática abaixo:

Para estabelecer estratégias e metas na sua empresa é preciso da visão macro que o gerenciamento de processos entrega. A sua empresa pode estar sempre um passo a diante se estiver com os processos bem definidos e organizados. Conhecer o fluxograma e entender seu diferencial na hora da gestão de processos é primordial para ter resultados, seu valor jamais deve ser subestimado.

 

Siga a Interius nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos e novidades.

www.interius.com.br

Categorias

Postagens Recentes