O que ninguém te falou sobre ser dono do próprio negócio

Você que quer abrir uma empresa ou é um pequeno ou microempreendedor, deve ter ouvido muitas coisas quando decidiu abrir o seu negócio. Escutou que trabalharia muito e que seria seu próprio chefe, não teria pressão e ninguém falando o que você deveria ou não fazer, que ficaria bem financeiramente, ou até quem sabe, rico. No entanto, devemos dizer que alguns desses pontos podem até se tornar realidade, mas outros estão emaranhadas em uma nuvem de ilusão, onde só são vistos os resultados e pontos positivos e desconsiderado todo o suor e esforços por trás do sucesso.

Ser empreendedor não se trata apenas da decisão de abertura de um CNPJ, muito pelo contrário, ser empreendedor é um processo de muitos erros, acertos e aprendizados. Existem, sim, técnicas e ferramentas de gestão que ajudam a encurtar esse caminho, mas, de toda forma, não será um trajeto em linha reta.

Para ser um bom empreendedor e gestor, é preciso tomar conhecimento de algumas etapas da construção do negócio.

Em primeiro lugar você precisa entender o verdadeiro significado de ter uma missão, uma visão e valores para a empresa. Estes termos devem estar muito claros e bem definidos. Eles são uma espécie de “carta de desejo” do dono para com o seu negócio e, se não estiverem fortes na cabeça do empreendedor e de seus colaboradores, a empresa poderá se perder em meio ao velho e confortável hábito de “vamos tocando o negócio”. A definição destes termos também é conhecida como Identidade Organizacional da Empresa e deve servir de guia para todas estratégias, melhorias e na condução do negócio.

Além do conceito e aplicação da Identidade organizacional é importante que o empreendedor tenha também um conhecimento mínimo de finanças e de contabilidade. Todo negócio em construção deve ter um bom plano de negócios que passa, necessariamente, por um bom plano financeiro. Portanto, se não tiver esse conhecimento, não terceirize essa função. Busque cursos e materiais que possam te ajudar a entender os conceitos básicos. Você vai precisar deles ao logo da sua trajetória de empreendedor.

Aprenda a vender!!! Sim, uma das habilidades mais importantes de um bom empreendedor é saber vender seu negócio, seus serviços e seus produtos. Sem vendas, não há receitas, não há caixa, não há negócio. Por mais que essa função seja repassada posteriormente à uma equipe de vendas, o empreendedor nunca deve abdicar dessa habilidade.

Além de tudo disso, não subestime a dificuldade de empreender. Ter a própria empresa é trabalhar mais do que o horário comercial, com mais pressão e mais responsabilidade junto à clientes, colaboradores e parceiros. O seu negócio é um investimento constante não só de dinheiro, mas de você por completo. Os verdadeiros empresários possuem uma paixão por este estilo de vida, então se prepare.

Esse conteúdo do blog é só o início da sua jornada ou retomada como empreendedor. Entre em contato conosco para que possamos te ajudar em todos os aspectos da gestão empresarial, seja micro, pequeno ou grande negócio.

Quer saber mais sobre conteúdos de gestão acesse:

www.interius.com.br

Categorias

Postagens Recentes